2. Acéfalo - Ausência do tempo forte no início do compasso.
3. Acidente - Sinal colocado antes de uma nota, para alterarem um ou dois semitons sua altura previamente determinada.
5. Acorde - O soar simultâneo de três ou mais cordas.
6. Acústica - Ciência do som e da audição. Trata das qualidades sônicas de recintos e de edificações, e da transmissão do som pela voz, por instrumentos musicais ou por meios elétricos.
8. Compasso - Medidas de igual valor, em um trecho musical.
9. Concertino - O grupo solista em um concerto barroco; no uso posterior, um concerto em pequena escala.
10. Concertista - Executante, "solista".
11. Concerto - Termo freqüentemente aplicado no Séc. XVII à música para conjunto de vozes e de instrumentos; desde então, costuma indicar uma obra em que o instrumento solista contrasta com um conjunto orquestral.
12. Consonante - Combinação agradável de notas ao ouvido; harmonia.
13. Contralto - Voz com âmbito aproximado sol-mi. O termo indica a voz feminina mais grave; em sua acepção inicial, também podia indicar as vozes masculinas de falsete ou castrato. Originou-se como uma abreviatura do "contratenor altus" do Séc. XV.
14. Contraponto - A arte de combinar duas ou mais linhas musicais simultâneas. O termo deriva do latim, contrapunctum, "nota contra nota".
15. Música Religiosa - Música que está relacionada ao rito religioso, seja ele qual for.
16. Neumas - Sinal de notação usados na Idade Média, que representavam tipos específicos de movimento melódico e de modos de execução. Estão associados sobretudo a música vocal, em especial o cantochão das Igrejas do Ocidente.
17. Nuança - Indica os sinais particulares de expressão que afeta o movimento, a dieção, a acentuação nas composições musicais.
18. Oitavado - Intervalo entre duas notas separadas por sete graus da escala diatônica, dando uma razão de freqüência de 1:2.
19. Ópera - Obra musical dramática em que alguns ou todos os papéis são cantados por atores; uma união de música, drama e espetáculo, com a música normalmente desempenhando a principal função.
20. Organum - Termo originalmente relacionado ao órgão, porém mais tarde à "música consonante", usado para a polifonia medieval.
21. Ostinato - Termo que se refere à repetição de um padrão musical por muitas vezes sucessivas.
22. Agnus dei - Quinta parte do Ordinário da missa do rito romano; o texto é retirado de João I, 29. Foi acrescentado no final do Século VII para acompanhar o momento em que se parte o pão.
23. Alaúde - Instrumento de cordas dedilhadas, de importância capital para a música do Ocidente a partir do final da Idade Média até o Século XVIII.
24. Aleluia - Um refrão ou responso popular de louvor. A melodia, segundo a tradição, cantada pelos homens e pelos anjos, foi utilizada pelos cristãos do Ocidente e do Oriente por volta do Século IV.
25. Alemanda - Dança popular barroca e um dos movimentos tradicionais da suíte. Originou-se no Séc. XVI como uma dança em compasso binário moderado, em duas ou três seções.
26. Alteração - Uma mudança de tonalidade por sustenido ou bemol.
27. Alto - Termo originalmente utilizado para uma parte vocal aguda, logo acima do tenor, cantada por uma ou mais vozes masculinas.
28. Ambrosiano - Repertório de canto, encontrado em e perto de Milão, um centro aberto a influências externas, porém essencialmente conservador, o que propiciava a sobrevivência de formas arcaicas de canto. O rito ganhou independência através de prestígio do bispo milanês Santo Ambrósio.
29. Comtrário - Movimento oposto de notas.
30. Contratempo - Qualquer acento num padrão rítmico regular, exceto sobre o primeiro tempo (o tempo forte).
31. Cravo - Instrumento de teclado com cordas, diferenciado do clavicódio e do piano pelo fato de suas cordas serem pinçadas e não percutidas.
32. Cromático - Baseado em uma 8° de 12 semi-tons, em oposição a uma escala diatônica de sete notas.
33. Decrescendo - Diminuindo gradativamente a intensidade do som. 34. Descanto - Tipo de polifonia medieval estruturado em um cantochão da perte de tenor. O termo é também utilizado para se referir a uma perte aguda e ornamentada, acrescentada por sobre a melodia de um hino. 35. Desenho - Refere-se as flexões da melodia, podendo ser desenhos melódicos e desenhos rítmicos.
36. Pauta - Um conjunto de linhas em que, nos interstícios, sobre, acima e abaixo delas, escrevem-se notas musicais. 37. Polifonia - Termo derivado do grego, significando "vozes múltiplas", usado para a música em que duas ou mais linhas melódicas soam simultaneamente.
38. Prelúdio - Movimento instrumental destinado a preceder uma obra musical maior, ou um grupo de peças.
39. Prosódia - Na antiga Grécia, cantos de marcha e de cortejo; com referencial ao canto.
40. Rapsódia - Termo oriundo da poesia épica grega antiga, usado pela primeira vez como título musical por Tomásek para um grupo de sete peças para piano.
41. Recitativo - Um tipo de escrita vocal, normalmente para uma única voz, que segue os ritmos e acentuações naturais do discurso, e também seus contornos em termos de altura.
42. Anacruse - Notas iniciais que precede o primeiro compasso.
43. Andamento - Grau de rapidez ou lentidão com que se deve executar um trecho musical.
44. Antífona - Modo como, na Igreja Latina, os dois lados do coro cantavam os salmos e os hinos, alterando os versículos em uníssono ou com vozes mistas: antífonas à oitava.
45. Ária - Denominação geral de qualquer peça de música vocal ou instrumental em que predomina a melodia.
46. Atonal - Método moderno de composição musical que não leva em consideração as formas tradicionais da harmonia.
47. Baixo - As notas mais graves do sistema musical. Aplica-se à nota de base de um acorde.
48. Baixo Cifrado - Expressão para uma parte de baixo em uma obra para conjunto, habitualmente dos século XVII e XVIII , dispondo de cifras e outros sinais que mostram ao executante as harmonias que devem ser tocadas acima da parte do baixo.
49. Diatônico - Baseado em uma 8° dividida em cinco tons e dois semitons.
50. Dinâmica - Aspecto da expressão musical resultante de variação na intensidade sonora.
51. Dissonância - Duas ou mais notas soando juntas e formando uma discordância, ou som que, no sistema harmônico predominante, é instável e precisa ser resolvido em uma consonância.
52. Enarmonia - Termo usado para designar diferentes maneiras de "formular" o nome de uma nota.
53. Escala - Uma seqüência de notas em ordem de altura ascendente ou descendente. Em alguns instrumentos de corda, como o violão e o alaúde, o mesmo que "espelho".
54. Estilo - Ligado as características próprias de um determinado artista ou época.
55. Refrão - Em poesia, uma frase ou verso que ocorre em intervalos determinados, especialmente no final de uma estrofe. O termo, analogamente, foi usado para passagens recorrentes em formas musicais com ou sem repetição de texto.
56. Ressonância - Fenômeno pelo qual um corpo sonoro vibra quando o atingem vibrações produzidas por outro.
57. Ritmo - A subdivisão de um lapso de tempo em seções perceptíveis; o grupamento de sons musicais, principalmente por meio de duração e ênfase.
58. Síncope - O deslocamento regular de cada tempo em padrão cadenciado sempre no mesmo valor à frente ou atrás de sua posição normal no compasso.
59. Sinfonia - Termo usado a parti do Renascimento para designar vários tipos de peças. Obra orquestral de grandes dimensões, geralmente em três ou quatro movimentos.
60. Baixo Contínuo - Refere-se à parte ininterrupta de baixo que percorre toda a obra concertante do período barroco servindo como base para as harmonias.
61. Barroco- Período ou estilo da música européia que cobre aproximadamente os anos 1600 - 1750.
62. Bel Canto - Expressão geralmente usada para se ao elegante estilo vocal italiano dos sécs. XVII a XIX, caracterizado pela beleza de timbre, técnica fácil e fluente.
63. Bemol - Sinal gráfico que abaixa um semitom exatamente a nota da qual esta colocada.
64. Binário- Diz-se do compasso de dois tempos.
65. Bordão - Nota prolongada e invariável que caracteriza certos instrumentos como a gaita, fole, sanfona etc.
66. Buffo - Tipo de ópera cômica, ou papéis cômicos desempenhados por personagens masculinos ou femininos.
67. Falso Bordão - Tipo de acompanhamento geralmente feito com o baixo.
68. Fuga - Composição musical em contraponto.
69. Glissando - Aplicado ao piano e à arpa, refere-se ao efeito obtido através de um deslizamento rápido sobre as teclas ou cordas.
70. Harmonia - Arte de formar e dispor os acordes.
71. Harmônico - Os sons parciais que normalmente compõem a sonoridade de uma nota musical.
72. Imitação - Repetição imediata ou sobreposta de contorno melódico de uma parte por outra, em geral numa altura diferente.
73. Solista - Pessoa ou instrumento que executa um solo.
74. Sonata - Peça musical, quase sempre instrumental e geralmente em vários movimentos, para um solista ou pequeno conjunto.
75. Soprano - A voz mais aguda feminina.
76. Sustenido - Sinal que aumenta um semitom uma nota.
77. Tastieira - A tecla de um instrumento de teclado ou o espelho de um instrumento de corda com arco.
78. Tenor - A voz mais aguda masculina.
79. Cadência - Repetição de sons ou de movimentos que se sucede de forma regular.
80. Câmara - Obras musicais executadas por poucos instrumentos.
81. Canção - Peça musical, habitualmente curta e independente, para voz ou vozes, acompanhada ou sem acompanhamento, sacra ou secular.
82. Cânone - A forma mais rigorosa de imitação contrapontística, em que a polifonia é derivada de uma única linha melódica.
83. Cantata - Gênero mais importante de música de câmara vocal do período barroco; o principal elemento musical do serviço luterano.
84. Canto - A parte mais aguda de uma obra polifônica, de uma melodia, de uma canção, ou a corda mais alta de um instrumento de arco ou dedilhado.
85. Canto Ambrosiano - Repertório de canto, encontrado em e perto de Milão, um centro aberto a influências externas, porém essencialmente conservador, o que propiciava a sobrevivência de formas arcaicas de canto. O rito ganhou independência através de prestígio do bispo milanês Santo Ambrósio.
86. Canto Gregoriano - Canto romano do tempo de São Gregório (590 - 604).
87. Cantochão - O canto nonofônico e em uníssono, originalmente sem acompanhamento, empregado em liturgias cristãs.
88. Clássico - Forma musical do período do séc. XVIII.
89. Clave - Signo colocado no início do pentagrama. Para fixar a altura de uma de suas linha e espaços.
90. Cômico - caráter próprio da comédia.
91. Instrumentação - Parte que se refere ao conhecimento dos instrumentos e suas qualidades.
92. Intervalo - A distância entre duas alturas.
93. Jogral - Artista de variedades medieval, às vezes um menestrel.
94. Liturgico - Serviços dos ritos cristãos.
95. Madrigal - Forma musical e poética da Itália do séc. XIV e partituras dos séculos XVI ou XVII sobre versos seculares.
96. Meio Tom - Como intervalo, o mesmo que semitom.
97. Melisma - Um grupo de mais de cinco ou seis notas cantadas sobre uma única sílaba, especialmente no canto litúrgico.
98. Melodia - Uma série de notas musicais dispostas em sucessão, num determinado padrão rítmico, para formar uma unidade identificável.
99. Menestrel - Artista profissional polivalente, em atividade do século XII ao XVII.
100. Metrônomo - Um aparelho para determinar o andamento musical: mais especificamente o aparelho de pêndulo duplo que funciona como um mecanismo de relógio.
101. Modo - Significa a escala ou a seleção de notas usadas como base para uma composição.
102. Monódico - Cantado por uma só voz, sem acompanhamento.
103. Música Gregroriana - Música atribuída a São Gregório.
104. Música Profana - Música que não pertence aos ritos religiosos.
105. Ternário - compasso de três tempos indicado por uma fração cujo numerador é três.
106. Tessitura - Termo usado para descrever a parte de uma extensão vocal ou instrumental em que se desenrola predominantemente uma peça musical.
107. Tético - Designação do ritmo musical que tem o início no meio do compasso.
108. Tetracordio - Uma série de quatro notas, contidas nos limites de uma quarta justa.
109. Timbre - Termo que descreve a qualidade ou o "colorido" de um som.
110. Tocata - Peça para teclado, geralmente livre na forma, concebida basicamente para se "tocar" o teclado, isto é, exibir destreza.
111. Tom - Como intervalo, é o equivalente a uma segunda maior, ou a soma de dois semitons. Pode ser entendido como significando a altura de uma nota.
112. Tonalidade - Termo que designa a série de relações entre notas, em que uma em particular, a "tônica", é central.
113. Transposição - A notação ou execução de música em uma altura diferente daquela em que foi originalmente concebida, elevando-se ou abaixando-se todas as notas pelo mesmo intervalo.
114. Trovador - Poeta lírico ou poeta-músico na França dos séculos XII e XIII.
115. Uníssono - O "intervalo" entre duas notas idênticas em altura.
116. Variação - Forma em que exposições sucessivas de um tema são alterados ou apresentadas em contextos alterados.
118. Vibrato - Uma oscilação de altura em uma única nota durante a execução.
Adagio – Palavra italiana que significa “tranqüilamente, suavemente”. Aplica-se a um movimento lento.
Allegro – Palavra italiana que significa “vivamente”. Aplica-se a um movimento musical rápido e alegre.
Andamento – Ritmo da música (lento, moderado ou rápido).
Andante – Palavra italiana que significa “andando”. Aplica-se a um movimento de velocidade moderada.
Batuta – A vareta com que o regente de uma orquestra ou conjunto semelhante marca o compasso.
Cantata – Do latim cantare. Cena lírica de vocação religiosa, que faz alternar os coros e os solos, com um acompanhamento instrumental.
Cântico – Do latim cantare. Canto religioso.
Coro – Grupo de cantores e, por extensão, composição musical a ser cantada por um grupo de pessoas.
Crescendo – Palavra italiana que significa “em movimento crescente”. Designa um aumento progressivo do som.
Escala – Seqüência de notas que formam freqüentemente uma harmonia.
Fanfarra – Um toque festivo de trombetas, ou outros metais, geralmente com percussão, para fins cerimoniais. No Brasil, é a denominação que se dá ao conjunto instrumental que executa os frevos no Carnaval do Recife.
Forte – Com intensidade sonora.
Glissando – Aplicada ao piano e à harpa, a palavra refere-se ao efeito obtido através de um deslizamento rápido sobre as teclas ou cordas (de forma que cada nota individual seja articulada, não importando a rapidez do “deslizamento”). Na voz, no violino ou no trombone, esse efeito pode ser o de um aumento ou diminuição uniforme da altura, mas um autêntico glissando, em que cada nota seja distinguível, também é possível.
Harmonia – A combinação de notas soando simultaneamente, para produzir acordes, e sua utilização sucessiva para produzir progressões de acordes.
Largo – Palavra italiana que significa “de maneira ampla”. Aplica-se a um movimento amplo, lento, majestoso.
Madrigal – Peça vocal polifônica de caráter profano, herdada das canções dos trovadores.
Minueto – “Passo miúdo”. Dança de côrte num rítmo a três tempos, de orígem francesa, muito em voga no século XVII.
Monofonia – Música para uma só voz ou parte.
Moteto – Canto polifônico religioso.
Movimento – Termo aplicado a qualquer parte de uma obra musical suficientemente completa em si mesma para ser encarada como uma entidade.
Oratório – Do latim oro, rezar. Forma de drama lírico, no mais das vezes religioso, entre a cantata e a ópera, que dá um lugar importante aos coros, mas também à orquestra. O oratório mais conhecido e apreciado é o “Messiah”, de Handel.
Peça – Termo que designa uma composição ou uma seção auto-suficiente de uma composição geralmente (mas não necessariamente) instrumental.
Piano – Suave, sereno, com pouco volume sonoro.
Pizzicato – Instrução para fazer soar a corda ou as cordas de um instrumento (geralmente de arco) beliscando-as com as pontas dos dedos.
Polifonia – Do grego polus (muitos) e phonos (som). Combinação de várias linhas melódicas.
Rubato – Diz-de do andamento ampliado além daquele matematicamente disponível; assim, retardado, prolongado ou ampliado.
Scherzo – Palavra italiana que significa “brincadeira”. Aplica-se a um movimento rápido, vivo e alegre.
Serenata – Palavra italiana que significa “canto do anoitecer”. Concerto amoroso, freqëntemente cantado, dado à noite sob a janela de uma mulher de quem se espera obter os favores.
Sforzato, sforzando – Uma acentuação forte
Solo – Termo que indica, numa partitura, uma passagem que deve ser executada por um só intérprete.
Stringendo – Uma indicação para se executar com mais tensão e, portanto, mais rápido.
Timbre – Do grego tumpanon (tímpano). Qualidade específica dos sons de um instrumento ou de uma voz (sem relação com sua intensidade ou sua altura).
Toccata – Palavra italiana que significa “tocada”. Peça intrumental escrita para teclado (cravo, órgão), de forma bastante livre, mas que repousa sobre um movimento perpétuo. Pode servir de prelúdio numa ópera.